Alcançando os Objetivos com a Gestão de Risco

Male hand drawing Project flow chart on transparent wipe board.

Pessoas e organizações possuem objetivos a atingir dentro de um espaço de tempo e orçamento com grau de qualidade, seja de ordem pessoal ou organizacional.

O simples fato de uma pessoa sair de sua casa para ir na padaria da esquina possui um ou mais objetivos, tais como comprar pão, queijo, presunto, etc.

Há riscos do objetivo de ir na padaria não ser alcançado?

Se a pessoa levou cartão de crédito e a máquina está fora do ar e só está sendo aceito dinheiro como forma de pagamento? Neste caso o objetivo do “projeto” de realizar a compra não foi atingido.

Esse foi um exemplo bastante simples, que talvez muitas pessoas não se importem muito, mas a lógica é a mesma para projetos de grandes empresas. Imprevistos acontecem em qualquer ambiente, e podem ser minimizados com a prática e implantação da Gestão de Riscos.

Pregão Presencial de licitação de Projeto

Vamos considerar o seguinte cenário: um vendedor irá participar de um pregão presencial representando a empresa em uma licitação de um grande projeto que envolve milhões. Caso não chegue no horário a empresa está eliminada do processo.

O representante precisa sair de sua casa até chegar ao local onde será realizado o pregão. O objetivo neste caso do representante da empresa é chegar ao local do pregão com pontualidade. Há risco de pessoa não chegar ao local no horário marcado? Claro que sim, os riscos estão em todos os locais.

trajeto

A pessoa precisa sair da sua residência se deslocar até o local para pegar o transporte público para chegar ao local onde será realizado o local do pregão. É evidente que apenas nesse trajeto há riscos eminentes que podem afetar o objetivo de se chegar ao local com pontualidade.

Os riscos precisam ser identificados e ações preventivas, na qual chamamos de ações de mitigação de risco, precisam ser tomadas para maximizarmos nossas chances de atingirmos os objetivos.

Algumas ações poderiam ser sair mais cedo de casa, colocar mais um despertador para acordar, ter mais de uma pessoa da empresa habilitada a participar do pregão, utilizar taxi ao invés de transporte público, etc.

Jogos Olímpicos Rio 2016

Dentro do contexto dos jogos olímpicos Rio 2016, algumas delegações reclamaram das instalações da Vila Olímpica, gerando muitas reclamações e repercutindo ao mundo pela imprensa internacional. Tais reclamações poderiam ser evitadas se ações preventivas de mitigação fossem tomadas, e tal situação não teria ocorrido. E para complicar o prefeito da cidade informou que iria colocar cangurus na entrada do prédio da Austrália.  O objetivo seria nesse caso encantar os hospedes da Vila Olímpica, que no caso os Stakeholders seriam as delegações de vários países hospedados na Vila Olímpica.

Outro caso foi a falta de comida que ocorreu no Parque Olímpico nos primeiros dias de Olimpíada, que também houve alta repercussão. Essa situação poderia ser evitada. A falta de planejamento gera desgastes desnecessários.

No geral, tirando alguns contratempos que poderiam ser minimizados, se a organização do evento tivesse que ganhar uma medalha pelo desempenho, qual seria essa medalha?

mdedalha

Viagem de Férias

Ao viajar de férias e antes de pegar estrada, uma das ações preventivas e que podemos entender como ação de mitigação, para maximizar as chances de nada dará errado com o carro, é realizar a revisão do carro dias antes da viagem. Isso evitará imprevistos no meio da estrada.

Uma viagem que possa fazer para exterior e que irá necessitar comprar dólares, não sabemos se a cotação estará melhor no momento da decisão da escolha do local ou próximo do dia do embarque. Uma estratégia é comprar dólares aos poucos até o dia da viagem, isso fará com que a pessoa não tenha um desembolso alto de valor ou tenha que desistir da viagem há poucos dias da viagem e ainda frustrando a família da tão almejada viagem.

ferias

Churrasco

Realizar um churrasco parece ser bem fácil para os brasileiros, estamos acostumados a isso. Mas podemos colocar tudo a perder. Precisamos traçar os objetivos e identificar os riscos para que o evento seja um sucesso e as pessoas não saiam chateadas.

Uma análise completa e didática de Gestão de Risco de um churrasco, foi publicada no Blog Gerenciando Riscos em Projetos no ano de 2016 onde poderá estar clicando aqui para acessar.

Churrasco

Aumentando as chances de se alcançar os objetivos

É necessário definir os objetivos dos nossos projetos seja pessoal ou profissional. É preciso que o objetivo seja blindado de forma que as chances de se alcançar os objetivos sejam maximizadas. O caminho é realizar a Gestão de Risco de forma que tomemos ações preventivas e proativas de anteciparmos aos problemas e não esquecer que também os riscos podem vir na forma de oportunidades que não podemos deixar de aproveitá-las. O planejamento é o caminho do sucesso. Sem planejamento não há um norte a ser seguido.

Autor: Luiz Guilherme Carvalho, MBA, PMP, PRINCE2, C31000, PMI-RMP, M_o_R, CSM

Foto de Terno

Linkedin |Facebook  | Grupo de Discussão | Blog