Aplicando a Teoria de Gerenciamento de Riscos também na Vida

manage your risk

 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam a aplicabilidade do Gerenciamento de Riscos não se restringe apenas ao Gerenciamento de Projetos, a sua aplicabilidade pode ser utilizado em qualquer segmento que se pode imaginar, já que os riscos estão em todos os lugares, e só se dá o valor após o risco se materializar e causar algum prejuízo para as empresas ou pessoas.

Se considerarmos as atividades do nosso dia a dia como um projeto onde temos um objetivo a ser alcançado, podemos aplicar a Teoria de Gerenciamento de Riscos? Claro que sim, já que tudo o que realizamos tem um propósito e um objetivo a ser alcançado, com prazos e custo pré determinados na maioria dos casos.

Nos dias 08 e 09 de Novembro de 2014, foi realizado o Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM. Os exames iniciaram às 13:00 no horário de Brasília e aqueles estudantes que chegassem após às 13:00, não seria permitida a entrada, resultando em um prejuízo para o estudante de um ano sem estudo.

Imagine a situação abaixo onde um estudante precisa sair de sua casa para chegar até o local onde será realizado o exame. O estudante precisa pegar um ônibus até a estação do Metrô, pegar o metrô e depois pegar outro ônibus até chegar o local onde fará o exame. O objetivo deste projeto é o estudante chegar até o local antes das 13:00.

Enem2

Desde o momento de o estudante sair de casa até chegar ao local do exame, há vários riscos que o estudante está sujeito, e caso alguns deles se materializem, o objetivo de chegar antes das 13:00 poderá ficar comprometido, gerando um impacto para o estudante de não ingressas em uma faculdade pública no ano seguinte e toda a frustração e aspectos psicológicos.

Tivemos alguns casos de estudantes que não conseguiram chegar antes das 13:00 e perderam a oportunidade de ingressar em uma faculdade pública em 2015. Se estes estudantes tivessem a noção de gerenciamento de riscos e colocassem em prática a teoria de riscos, muito provavelmente estes não perderiam a prova e teriam a chance de concorrer a vagas nas universidades públicas.

Enem3

Este é um exemplo de como podemos aplicar a Teoria de Gerenciamento de Riscos e que não se limita apenas ao Gerenciamento de Projetos.

Os riscos estão por todos os lugares e o primeiro passo a ser dado é reconhecer que estes podem impactar os objetivos profissionais e pessoais, e precisamos nos planejar para lidar com os riscos, tomando ações proativas para mitigá-los e evitá-los e quando não for possível, já ter uma estratégia em mente para caso o risco se materialize tomemos as ações planejadas.

No dia 05 de Novembro de 2014, foi realizada uma palestra na sede da Projectlab com o mesmo tema deste artigo: “Aplicando a Teoria de Gerenciamento de Riscos também na Vida”. Nesta palestra foram demonstradas várias aplicações práticas no cotidiano das pessoas de como se lidar com os riscos. Um dos exemplos dados foi à questão de um crime que está crescendo muito no Rio de Janeiro, conhecido como “Saidinha de Banco”. Foram colocadas estratégias para serem adotadas de forma eliminar e mitigar o risco. Outro exemplo dado foi à questão de riscos cirúrgicos onde por várias vezes há problemas do paciente entrar no hospital para operar a perna direita e é operada a perna esquerda, ou esquecem um instrumento cirúrgico dentro do paciente.

Isso prova que o Gerenciamento de Riscos não se limita apenas ao Gerenciamento de Projetos e pode ser empregado em qualquer segmento, pois como já dito, os riscos estão por todos os lugares.

Para quem não pôde assistir à palestra, a apresentação em PDF está disponível na área de conteúdo da Projectlab, bastando fazer um cadastro e baixar gratuitamente a apresentação.

CTA_BAIXE_O_PDF_PAL_Aplicando o Ger Riscos na Pratica

O PDF também está disponível na sessão de Apresentação do BLOG Gerenciando Riscos em Projetos e pode ser baixada gratuitamente.

 A apresentação em PDF já está com os links apontados para os vídeos do canal do YouTube do Blog Gerenciando Riscos em Projetos onde foram dados exemplos.

Precisamos incorporar no nosso dia a dia a cultura de gerenciar os riscos para que possamos maximizar as chances de atingirmos os nossos objetivos, se não atacarmos os riscos, eles irão nos atacar.

Foto de Terno

 

Autor: Luiz Guilherme Carvalho, MBA, PMP, PMI-RMP, CSM

Linkedin |Facebook  | Grupo de Discussão | Blog