Projetos são Determinísticos ou Probabilísticos?

Você como Gerente de Projetos ou membro da equipe do projeto é capaz de afirmar com exatidão após realizar o planejamento do projeto a data exata de quando o projeto será concluído? E em relação ao custo do projeto, também tem como afirmar com exatidão o quanto custará o projeto?

Figura 1 – Cronograma da parte da manhã de uma pessoa – Determinístico

Para ajudar a responder as perguntas, vamos analisar o cronograma da figura 1, onde uma certa pessoa todos os dias na parte da manhã, antes de chegar ao seu local de trabalho, toma o seu café da manhã, leva o seu filho na escola, depois deixa a sua esposa no metrô e em seguida segue para o seu local de trabalho.

No cronograma apresentado na figura 1 a pessoa leva 65 minutos ou 1 hora e 5 minutos até chegar ao seu local de trabalho todos os dias da manhã. Da forma que foi apresentada as durações de cada uma das 5 atividades, o cronograma é determinístico, ou seja, estamos informando que cada atividade levará exatamente o tempo que está exposto na figura 1.

Figura 2 – Cronograma da parte da manhã de uma pessoa – Probabilístico

Já na figura 2, é o mesmo cronograma, mas a forma de apresentar a duração das atividades está diferente. Foi inserida uma variação de quanto tempo levará cada atividade, duração mínima – duração máxima.

E qual seria a duração deste “projeto” da pessoa chegar ao seu local de trabalho?

Na verdade não há uma resposta exata, mas sim afirmar, por exemplo, que a pessoa chegará ao seu local de trabalho às 07:05 a.m com um probabilidade de 45%.

Agora imagine um projeto complexo com inúmeras atividades, recursos e custos. Como podemos afirmar com exatidão de que o projeto será concluído em uma data x e a um custo y?

Não é possível afirmarmos com exatidão, já que os projetos não são determinísticos e sim probabilísticos.

Como fazer então?

Existe um técnica pertencente ao processo da Análise Quantitativa dos Riscos chamada Simulação de Monte Carlo.

No mercado há vários fabricantes de ferramentas que fazem essa simulação no Excel. A mais conhecida e utilizada é a Ferramenta @Risk do Fabricante Palisade.

A Simulação de Monte Carlo não se limita apenas uma área, ela pode ser aplicada a qualquer segmento, desde que possa ser modelado no Microsoft Excel, uma vez que o @Risk foi concebido para rodar as Simulações no Microsoft Excel.

Está Ferramenta pode ser aplicada desde projetos mais simples como uma reforma de uma casa, um festa de aniversário, até projetos mais complexos como a construção de uma plataforma de Petróleo ou construção de um Avião.

Também é possível importar cronogramas no Microsoft Project para @Risk no Microsoft Excel, a partir das Versões Professional e Industrial.

O Fabricante permite baixar o programa trial e fazer o teste da ferramenta por 15 dias. E para quem é estudante ou professor é possível adquirir a licença do @Risk junto com o pacote DecisionTools Suite com 95% de desconto.

Lembrando que a Simulação de Monte Carlo é apenas uma das Ferramentas da Gestão de Risco, e que a mesma não substitui toda a Análise de Risco que deve ser feita para todo e qualquer projeto.

Workshop de Simulação de Monte Carlo na Gestão de Projetos

Na data de 01 de Julho de 2017, na cidade de São Paulo, acontecerá o Workshop  Simulação de Monte Carlo na Gestão de Projetos.

Na data de 08 de Julho de 2017, na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá o Workshop  Simulação de Monte Carlo na Gestão de Projetos.

Este Workshop terá vários cases reais e práticos onde os participantes aprenderão praticando, colocando a mão na massa. Com um mínimo de teoria e muita prática.

Ao final do Workshop os participantes serão capazes de responder:

  • Conseguimos entregar o projeto no prazo estipulado pelo cliente?
  • O Orçamento aprovado tenho chance de ter sucesso ou fracasso?
  • Quanto devo ter de reserva de contingência para o projeto?
  • Qual a probabilidade que temos de cumprir os objetivos do projeto?
  • Será capaz de sair do mundo determinístico e entrar no mundo probabilístico que é como os projetos realmente se comportam.

As pessoas serão capazes já no dia seguinte de colocar em prática o que aprenderão no Workshop, e se destacarem, já que no Brasil são poucas as empresas que possuem a cultura de Gerir Riscos em Projetos de forma profissional. Irão sair do mundo determinístico, que é irreal, e passar para o mundo probabilístico, que é a realidade.

Link de inscrição para o Workshop:

São Paulo (01/07/2017): 

https://www.sympla.com.br/workshop—simulacao-de-monte-carlo-na-gestao-de-projetos__135695

Rio de Janeiro (08/07/2017): 

https://www.sympla.com.br/workshop—simulacao-de-monte-carlo-na-gestao-de-projetos__131033

 

Autor: Luiz Guilherme Carvalho, MBA, PMP, PRINCE2, C31000, PMI-RMP, M_o_R, CSM

Linkedin |Facebook  | Grupo de Discussão | Blog