A Certificação PMI-PBA x IIBA (CBAP/CCBA)

pmi-pba

O PMI (Project Management Institute) divulgou recentemente que estará lançando em 12 de maio de 2014 uma nova credencial para os profissionais se certificarem em análise de negócios (PMI-PBA).

De acordo com estudos do Pulse of the Profession® de 2013 do PMI, a origem da maior causa das falhas de um projeto é o inadequado Gerenciamento de Requisitos.

Na página 106 do PMBOK® Guide 5ª Edição o primeiro passo para a definição do escopo é a coleta dos requisitos dos Projetos. Através dos requisitos o escopo será elaborado.

Gerenciamento do Escopo

Portanto, podemos afirmar que os requisitos de um projeto são os alicerces de um projeto. Em uma edificação se não houver um bom alicerce há um grande risco de tudo vir abaixo, e no mundo do Gerenciamento de Projetos não é diferente.

Que também fique claro que muitas outras razões para as falhas em projetos, tais como inexperiência da equipe e Gerente de Projetos, má gestão de riscos, etc.

Diante dos resultados apontados na pesquisa do PMI Pulse of the Profession®do ano de 2013, que 37% das organizações afirmaram que suas falhas em projetos tiveram como principal razão a falha no levantamento de requisitos, nos faz pensar que o PMI esta preocupada com o levantamento de requisitos nos projetos e como conseqüência disso esta lançando uma certificação voltada para o profissional na análise de requisitos e negócios, o PMI-PBA.

A partir de 12 de maio de 2014, o PMI iniciará o piloto da certificação e se estenderá até 04 de agosto de 2014. O custo da prova para quem for realizar o exame nos centros PROMETRIC, custará para membros do PMI U$ 405,00 e para não membros U$ 555,00. E o reexame U$ 275,00 e U$ 375,00 para membros e não membros do PMI, respectivamente.

Para quem participar do piloto desta certificação, o PMI concederá 20% de desconto, mas terá que pagar inicialmente o valor integral e somente após o término do período da fase piloto o PMI irá fazer o estorno do desconto.

Para aqueles que desejarem aplicar para a prova e tiverem curso superior, precisarão ter 4500 horas de experiência em Análise de Negócios nos últimos 8 anos, 2000 horas de experiência em projetos e 35 horas de treinamento em analise de negócios. Para aqueles que possuem as certificações ativas do PMP e/ou PgMP, não precisarão comprovar a experiência em projetos. Na página 7 do PMI-PBA Handbook possui os detalhes da eligibilidade para realizar a prova.

PMI-PBA - Requisitos

Para maiores detalhes sobre a certificação, acesse os links abaixo:

PMI-PBA Handbook Clique aqui

PMI-PBA FAQs Clique aqui

O PMI também criou o Requirements Management Community of Practice onde disponibiliza papers de ajuda de análise de requisitos.

Há de destacar que o IIBA (International Institute of Busnisses Analysys) – Instituto Internacional de Análise de Negócios (https://www.iiba.org ) – foi criado em outubro de 2003. O IIBA também é uma organização sem fins lucrativos e da suporte aos seus filiados e possui o seu guia de boas práticas em Análise de Negócios, conhecido como BABOK (A Guide to the Business Analysis Body of Knowledge).

O IIBA tem dois tipos de certificações: CCBA (Certification in Business Analysis) e CBAP (Certified Business Analysys Professional).

A diferença entre as certificações do IIBA (CCBA e CBAP) para o PMI-PBA, é que a certificação do PMI-PBA focará em análise de requisitos de projetos, enquanto que as certificações do IIBA têm uma abrangência maior, que além de analisar os requisitos, também analisará o negócio como um todo. Abaixo segue os Handbooks das duas certificações do IIBA:

CCBA Handbook clique aqui

CBAP Handbook clique aqui

No Google Books há uma versão do BABOK em português que poderá estar acessando o conteúdo do BABOK 2.0.

Entre optar qual certificação tirar CBAP ou PMI-PBA, a CBAP é mais completa, mas se não for trabalhar com análise de negócios e apenas com análise de requisitos, a certificação PMI-PBA atenderá bem. Como a certificação PMI-PBA é uma certificação nova, ainda não muitos matérias de referência como estudo, mas o PMI neste momento recomenda uma lista de documentos e livros de estudos. Acesse aqui.

Abaixo segue uma tabela comparativa entre as três certificações:

tabela comparativa iiba x pmi

 Abaixo seguem as áreas de conhecimento de cada certificação:

tabela comparativa iiba x pmi_2

Independente de que certificação irá se propor a tirar, é importante que tenhamos em mente que precisamos estabelecer um alicerce sólido em nossos projetos. Para tal, precisamos investir um tempo considerável na coleta e análise de requisitos. Um alicerce fraco fará com que o projeto pague caro durante a fase de execução que é a mais critica.

Então adotemos as boas práticas de levantamentos de requisitos junto às partes interessadas do projeto, que já será dado os primeiros passos rumo ao sucesso do projeto.

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

Grupo de Discussão: https://www.facebook.com/groups/652296048159114/

Um pensamento sobre “A Certificação PMI-PBA x IIBA (CBAP/CCBA)

  1. A certificação CBAP tem um escopo muito mais amplo que a atuação em projetos. Enquanto a certificacao do PMI é mais restrita a projetos.

    Fiz o treinamento com Marcelo Neves do IIBA e gostei bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *