A Certificação PMI-RMP

Logo Site

A Certificação do PMI (Project Management Institute) na especialidade de Gerenciamento de Riscos (PMI-RMP), foi lançada em 2008, para certificar profissionais que tenham a elegibilidade de pelo menos 4500 horas de experiência em Gerenciamento de Riscos em projetos e que tenham cursado pelo menos 40 horas em Gerenciamento de Riscos. Para aqueles que possuem diploma de nível superior, o período é de  3000 horas de experiência em Gerenciamento de Riscos, e 30 horas de curso de Gerenciamento de Riscos. Além disso, o custo da prova é de U$ 520,00 para membros do PMI e de U$ 670,00 para quem não é membro. Caso não seja aprovado, o reexame custará U$ 335,00 para membros e U$ 435,00 para não membros. Para manter a credencial PMP, o profissional precisa acumular 60 PDU´s (Professional Development Units) durante o ciclo (3 anos). Já na certificação PMI-RMP, o profissional precisa acumular 30 PDU´s. O custo para renovação da credencial após se obter o número de PDU´s exigidos é U$ 60,00 para membros e U$ 150,00 para não membros.

Acesse o PMI-RMP Handbook para maiores informações.

Abaixo segue o Fluxo da Credencial PMI-RMP.

Fluxo do PMI-RMP

 

O profissional que for se submeter ao exame de Certificação de Riscos tem que ter em mente, que não basta apenas estudar a área de riscos. Deverá estudar também, as demais 8 (oito) áreas de conhecimento do PMBO, além da parte de Framework. Os riscos podem se originar de toda a parte, por isso é de vital importância que se estude todas as áreas de conhecimento, incluindo a nova área de conhecimento Stakeholders na 5ª Edição do PMBOK.

Aqueles que já possuem a certificação PMP sabem o quanto é importante à dedicação e disciplina nos estudos. Sem eles, a probabilidade de falhar no exame é grande e a forma de mitigar esse risco é justamente o foco. Como tudo na vida, precisamos batalhar para atingirmos nossos objetivos.

Uma das referências de estudo pode ser o PMBOK 4ª Edição (ou 5ª Edição, caso faça a prova após a mudança da versão após 31/08/2013), Risk Management: Tricks of the Trade for Project Manager (by Rita Mulcahy) e Exam Simulation Software for the PMI-RMP (By Rita Mulcahy). Antes de realizar o estudo, faça um plano como se estivesse fazendo um Plano de Gerenciamento de Projetos e, também, não se esqueça de adicionar indicadores de desempenho, para medir o quanto está progredindo (ou regredindo). E cumpra esse plano religiosamente com dedicação e disciplina. Assim, como em projetos, se houver muitos desvios do plano original, o seu objetivo poderá não ser alcançado.

Vale lembrar que um dos fatores mais importante durante o processo de estudo é o compromisso consigo mesmo. Faça uma pesquisa dos cursos para obter a exigência de 40 horas ou 30 horas, dependendo da sua formação, para que tenha o número exigido de capacitação em Gerenciamento de Riscos pelo PMI.

Em termos de Mercado, um exemplo a ser citado é o do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Rio 2016, que no ano de 2010, estava recrutando profissionais para trabalhar com dedicação com Gerenciamento de Riscos e, um dos pré-requisitos era que os profissionais tivessem a Certificação PMI-RMP. Nesta ocasião, apenas 4 (quatro) profissionais eram certificados em riscos no Rio de Janeiro e, com isso o Comitê foi obrigado a deixar de lado essa exigência por falta de profissionais qualificados no mercado.

Em Fevereiro de 2012 (Revista PMI Today de 28/02/2012) o PMI divulgou o número de profissionais certificados em Riscos no mundo. No Brasil, na divulgação do resultado tínhamos 49 profissionais certificados enquanto que no mundo havia 677 profissionais com a mesma certificação. Fazendo um paralelo com a certificação PMP na mesma pesquisa, tínhamos no Brasil 10.267 profissionais certificados e no mundo 420.602. Assim sendo, o profissional que tenha uma certificação em riscos pode ser um grande diferencial no mercado, proporcionando grandes oportunidades.

Abaixo seguem alguns dados:

Dados Mundias – PMI Today 28/02/2012

Membros do PMI
341.906
Certificados PMP
420.602
Certificados CAPM
13.678
Certificados PgMP
530
Certificados PMI-SP
426
Certificados PMI-RMP
677

Dados no Brasil – PMI Today 28/02/2012

PMP´s
CAPM´s
PgMP
PMI-RMP
PMI-SP
10.267
225
13
49
17

 

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

Contato: rjluizg@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *