A Importância das Lições Aprendidas

Lições Aprendidas 2

Cometer erros ao longo da vida é inevitável. Reconhecer onde falhamos e entender o porquê de cometê-los, servirá de grande aprendizado não só para pessoas, mas também para entidades, organizações, governos, etc. O fato de aprender com os próprios erros e com os alheios pode ser chamado de Lições Aprendidas.

Seguindo as boas práticas de Gerenciamento de Projeto, as Lições Aprendidas devem ser registradas ao longo do Projeto. Em algumas organizações as Lições Aprendidas são registradas apenas no encerramento do projeto, o que faz muitos aprendizados serem esquecidos, tornando o objetivo da prática ineficaz. Na maioria das empresas, tal prática não é realizada. O Gerente de Projetos deve se esforçar para que as Partes Interessadas registrem, no decorrer do Projeto as Lições Aprendidas.

Lições Aprendidas

 Na visão de Gerenciamento de Riscos, o registro de Lições Aprendidas de um Projeto  similar que foi realizado será um grande ganho. Riscos que ocorreram, qual foi a medida tomada e qual foi a eficácia da ação serão analisadas pela equipe do novo Projeto, o que dará a oportunidade dos Riscos identificados não serem esquecidos e serem tomadas as mesma ações do Projeto anterior ou aprimorar o Plano de Resposta ao Risco.

 

No período de 23/07/2013 a 28/07/2013 foi realizada a 28ª edição da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Rio de Janeiro. Percebemos que alguns problemas ocorreram, tais como: a) segurança do Papa no trajeto do Aeroporto até a Catedral do Rio de Janeiro, que fica no Centro da Cidade; b) alagamento no Campo da Fé, que fica na zona oeste do Rio de Janeiro, em Guaratiba; c) problemas dos transportes públicos na locomoção dos Peregrinos pela cidade. Devido ao problema do terreno no Campo da Fé ocasionado pelas chuvas, os eventos dos dias 27/07/2013 e 28/07/2013 foram transferidos para a Praia de Copacabana

As causas dos problemas que ocorreram podem ter diversos motivos, dentre os quais destacam-se a falta de um Planejamento eficaz, o não envolvimento e comprometimento das Partes Interessadas e o fator político.

Ishikawa2

 Caso tenha ocorrido o registro das Lições Aprendidas na 27ª Edição da Jornada Mundial da Juventude, que foi realizada na cidade de Madri, na Espanha, seria muito mais fácil o Planejamento da JMJ 2013, onde a maioria dos Riscos poderiam ser tratados. Caso não tenha sido feito o registro das Lições Aprendidas na edição anterior, caberia as autoridades brasileiras promoverem um Workshop com os Organizadores da edição de Madri, para coletar os dados.

Espera-se que seja gerado o registro de Lições Aprendidas pelo Comitê Organizador da JMJ 2013, e que sirva de base para o Planejamento da 29ª Edição da JMJ, que será realizado na cidade de Cracóvia, na Polônia, para que os erros cometidos na 28ª edição não ocorram. E que também sirva de base para os próximos eventos que a cidade do Rio de Janeiro irá sediar.

O PMBOK Guide 5ª Edição enfatiza que um Projeto não pode ser dado como encerrado se as Lições Aprendidas não forem registradas, mas este registro deve ser feito no decorrer do Projeto, para que pontos importantes não sejam esquecidos proporcionando benefícios para o planejamento de futuros projetos e tratamento de Riscos, agregando valor para as organizações, para todos os indivíduos, organizações e entidades que de alguma forma sejam impactados pelo o Projeto, sendo isto chamado de Stakeholders ou Partes Interessadas.

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *