A Importância dos Requisitos em Projetos de TI

requisitos-em-TI

Os Projetos de TI são vitais para as empresas e seus usuários. Como imaginar uma empresa sem sistemas nos dias atuais onde cada vez mais a tecnologia está presente? Uma empresa sem sistemas é um retrocesso e perderá em agilidade frente à forte concorrência nos dias atuais.

Tecnologia da Informação é uma das áreas mais aquecidas do mercado justamente porque as empresas precisam sempre estar se inovando e implantando novos sistemas que tornem sua capacidade de operar e agregar valor para seus clientes de forma mais ágil, do contrário, estarão perdendo mercado para a concorrência.

 Os Requisitos dos Projetos

Muito se fala em levantamento de requisitos de forma geral em projetos. Requisitos podem ser considerados um alicerce em uma edificação. Se os alicerces não forem bem estruturados, a edificação esta sujeita a desmoronar, fazendo com que todo o trabalho seja perdido, gerando prejuízos financeiros e tempo perdido para aquela empresa que fez a construção.

Se for feito um mau levantamento de requisitos em um projeto, mais a frente, durante a fase de execução poderá se perceber que algo foi esquecido e poderá haver solicitações de mudanças que gerará mais custo e tempo e que talvez o cliente não esteja disposto a pagar e terá o risco do projeto ser cancelado.

De acordo com estudos do Pulse of the Profession® de 2013 do PMI, as empresas apontaram como principal fator pelas falhas em Projetos o inadequado Gerenciamento de Requisitos.

antifeatro

Imagine o projeto de construção de um anfiteatro com capacidade para 100 mil lugares. Um simples erro de validação dos requisitos na especificação dos elevadores, pode colocar tudo a perder.

Imagine o projeto de construção de um anfiteatro com capacidade para 100 mil lugares. A especificação dos elevadores deveria considerar o transporte de 100.000 pessoas por horas, mas por um erro de digitação, foi esquecido um zero, fazendo com que o texto ficasse em 10.000 pessoas por hora. Isso quer dizer que levaria 10 horas para transportar todas as pessoas para o anfiteatro ao invés de 1 hora.  Veja que o projeto se torna inviável em uma condição dessa. Esse é um exemplo claro de problema de validação dos requisitos e que acarretará prejuízos financeiros e muito provavelmente o projeto será cancelado.

Foto de Terno

Autor: Luiz Guilherme Carvalho, MBA, PMP, PMI-RMP, CSM

Linkedin |Facebook  | Grupo de Discussão | Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *