Levantamento de Requisitos

Logo Site

No início de qualquer Projeto, as Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos, indicam que antes de se iniciar o Planejamento, é necessário envolver todas as partes interessas e levantar suas expectativas de modo a identificar os requisitos do Projeto. Qualquer requisito que seja esquecido ou até mesmo dimensionado de uma forma inadequada poderá ser vista apenas mais a frente, quando o Projeto já pode se encontrar na fase de execução ,com custos e prazos incorridos.

Imagine um Mega Projeto, como a construção de um Anfiteatro, com capacidade para 100 mil pessoas. E que durante a documentação dos requisitos do Projeto, fosse esquecido algum item ou com algum erro de ordem de grandeza. O impacto financeiro para a instituição responsável pelo Projeto seria astronômico.

Todas as partes interessadas que tenham algum envolvimento no Projeto, por menor que seja, deverão participar da fase de levantamento de requisitos. Qualquer parte interessada que fique de fora poderá por em Risco o Projeto. E as mesmas partes interessadas deverão participar da revisão final da especificação do Projeto.

Ações simples como já apontadas de envolvimento de todas as partes interessadas durante o levantamento de especificações e na revisão final do documento mitigará o Risco de solicitação de mudanças durante a fase de execução, e em se tratando de Mega Projetos, as dimensões de custos serão catastróficas, ao ponto de levar a falência uma organização.

O PMBOK Guide do PMI, afirma que uma das primeiras ações que o Gerente de Projetos deve tomar, é o levantamento de Riscos, mesmo que ainda não tenha muitas informações a respeito do Projeto, e ao longo do Planejamento, o Gerenciamento de Risco será refinado. Mas como em todos os Projetos é comum o levantamento de Requisitos, essas ações poderão ser tomadas para mitigação de Riscos de solicitação de mudanças durante a fase de execução, causando um impacto maior, implementação de um escopo inadequado por um entendimento equivocado e até mesmo o cancelamento de um Projeto, sem falar os custos despendidos que não serão recuperados.

dilbert-requisitos-de-sistema

 

Abaixo deixo um vídeo de um Projeto fictício de uma construção de um Anfitetro, onde as partes interessadas não foram envolvidas durante o levantamento dos requisitos e tão pouco foi feita a revisão final. É um vídeo de 19 minutos que vale a pena ser visto.

Um bom Planejamento de Gerenciamento de Riscos aumentará significantemente as chances de sucesso nos Projetos ou em qualquer atividade.

Um Projeto mal especificado, além dos Riscos já apontados, causará insatisfação do Cliente, tendo um Risco de imagem para uma organização. Por isto, gerencie os Riscos.

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

Contato: rjluizg@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *