O Sucesso de um Projeto esta ligado aos seus Requisitos?

Requisitos

Muitos definem sucesso em um projeto se conseguir cumprir o prazo e orçamento planejados. E se o cliente ou alguma outra parte interessada não estiver satisfeita, mesmo tendo completado o projeto dentro do prazo e custo, podemos considerar que o projeto foi um sucesso?

Há duas semanas fui convidado para um churrasco e dias antes me chamaram para eu ajudar na arrumação do local do churrasco. O aniversariante junto com alguns familiares já tinha feito todo o planejamento de como seria feita a arrumação. O custo com a aquisição de todos os insumos para a realização do churrasco já estavam todos adquiridos e podemos considerar que em relação ao custo foi atendido. E também conseguimos finalizar a arrumação do local dentro do prazo.

Seguindo a linha de que muitos acreditam que sucesso em projeto é apenas entregar o projeto dentro do prazo e custo planejados, para estes esse projeto do churrasco foi considerado um sucesso. Mas não para o aniversariante e principal parte interessada do projeto.

Um projeto é considerado um sucesso se as partes interessadas estiverem satisfeitas com o produto ou serviço entregue, mesmo que tenha sido entregue dentro do prazo e custo. No evento do churrasco foi feito dentro do prazo e custo, mas a principal parte interessada não ficou satisfeita, logo o projeto não pode ser considerado um sucesso.

A falha neste projeto foi que a equipe de planejamento (familiares do aniversariante) não fizeram o adequado levantamento de requisitos junto à principal parte interessada que era o aniversariante.

De acordo com o estudo do PMI (Project Management Institute) Pulse of the Profession do ano de 2013, uma das principais causas pelas falhas do projeto é o mau Gerenciamento de Requisitos. Um projeto sem um bom levantamento de requisitos esta sujeito a não atingir os objetivos das partes interessadas. Já no estudo Pulse of Profession de 2014, 37% das organizações afirmaram que as falhas em seus projetos tiveram origem em um mau levantamento de requisitos.

No exemplo exposto acima do evento do churrasco, os familiares se atentaram apenas como deveria ser feito, mas ignoraram quais seriam os requisitos do aniversariante.

Como a falha de levantamento de requisitos em projetos esta sendo uma das principais causas de insucesso de projetos, o PMI lançou o Centro de Excelência de conhecimentos em Gerenciamento de requisitos (CoE). Neste centro o PMI disponibilizou gratuitamente materiais de apoio para os profissionais de gerenciamento de projetos. Para conferir o material acesse o site https://www.pmi.org/Knowledge-Center/Requirements-Management.aspx

Outro site de referência do PMI que possui material de apoio no levantamento de requisitos é: https://www.projectmanagement.com/practices/requirements-management

No ano de 2015, o PMI irá lançar o Guia Prático de Gerenciamento de Requisitos, e ainda neste ano de 2014, irá lançar o Guia Prático de Análise de Negócios.

O PMI esta lançando uma nova certificação: PMI-PBA (Professional in Business Analysis). O profissional certificado PMI-PBA é esperado que tenha capacidade de trabalhar de forma eficaz com as partes interessadas para definir as suas necessidades de negócios, moldar a produção de projetos e conduzir resultados de negócios bem-sucedidos. As solicitações junto ao PMI para tirar essa certificação se iniciarão em 12 de maio de 2014.

Para maiores detalhes sobre essa certificação, poderá estar acessando o PMI-PBA Handbook.

Ao gerenciar os projetos, temos que realizar os esforços necessários para se cumprir os prazos e orçamentos planejados, mas o sucesso esta diretamente ligado as partes interessadas.

O projeto da Usina de Belo Monte se arrasta desde dos anos 70. Na ocasião não foram levantados identificadas as principais partes interessadas e seus requisitos, o que fez com que a obra fosse embargada por várias vezes e já estamos em 2014 e ainda não foi concluída a obra. Esse projeto serve apenas como Lições Aprendidas.

Para a área de Tecnologia da Informação é fundamental o levantamento de requisitos, tanto que na formação de profissionais desta área há uma disciplina de Engenharia de Requisitos. E um mal levantamento de requisitos em um Projeto de desenvolvimento de Software, poderá ser catastróficos em termos de custo, prazo e satisfação dos usuários que são as principais partes interessadas.

Portanto, a primeira etapa a ser realizar é identificar as partes interessadas e classificá-los em relação ao seu interesse e poder dentro do seu projeto, e logo em seguida levantar os seus requisitos. Um projeto com as partes interessadas insatisfeitas é considerado um projeto de insucesso, mesmo que os prazos e custos tenham sido cumpridos.

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

Grupo de Discussão: https://www.facebook.com/groups/652296048159114/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *