Planejando Projetos com Project Model Canvas

PM Canvas

Ao analisar o Guia de Boas Práticas em Gerenciamento de Projetos – PMBOK Guide 5ª Edição – há 10 áreas de conhecimento, e seria possível elaborar 10 subplanos para compor o Plano de Gerenciamento de Projetos. O Plano de Gerenciamento de Projetos poderá chegar a ter centenas de páginas, e nos dias atuais, as pessoas não dispõem de tempo para ler um Plano de Gerenciamento de Projetos com tantas páginas e é necessário ganhar em agilidade sendo mais objetivo e envolvendo as principais partes necessárias durante o planejamento. O vídeo abaixo mostra a realidade nas empresas, em relação ao Planejamento do Projeto.

No ano de 2013 foi concebida uma nova metodologia em planejar projetos chamada Project Model Canvas, criada por uma das referências em Gerenciamento de Projetos no Brasil, José Finocchio Junior. O Project Model Canvas foi inspirado no Business Model Canvas do autor Alexander Osterwalder, que foi criado em 2010.

O Project Model Canvas tem por objetivo permitir a cocriação do plano de projeto com o engajamento e participação das principais partes interessadas. A metodologia auxilia na elaboração de um planejamento macro do projeto, onde o resultado auxiliará o Gerente de Projetos e sua equipe a detalhá-lo melhor. O Template do Project Model Canvas é dividido em 5 blocos que respondem 5 perguntas: Por quê? O que? Quem? Como? Quando e Quanto?

canvascanvas2

Para implementar essa metodologia, você precisa imprimir o modelo em uma folha de tamanho A1, Post-its, canetas, fita crepe para fixar o modelo A1 e reunir as principais partes interessadas. Para baixar o Template do Project Model Canvas, basta acessar o site do Project Model Canvas e fazer o download.

No dia 18 de Maio de 2014 foi aniversário de Jose Finocchio Junior, e o criador do PM Canvas foi homenageado pela sua criação, em uma forma de homenageá-lo. Veja o PM Canvas elaborado pelo Gerente NoButeco.

canvas-finocchio

Um Projeto Real realizado com o Project Model Canvas

Recentemente elaborei o planejamento de um projeto de chá de fraldas. Veja abaixo como ficou o Project Model Canvas:

Chá de Fraldas

O planejamento deste projeto foi realizado junto com a equipe e também a aniversariante do dia. E baseado no resultado deste planejamento, alguns planos foram gerados, como EAP, Cronograma, Responsabilidades, Plano de Comunicação e Pano de Riscos.

Estrutura Analítica de Projetos – EAP

EAP - Chá de FraldasCronograma

Cronograma

Responsabilidades

ResponsabilidadeComunicação

Comunicação1

Comunicação2Riscos

Plano de Riscos

Essa nova técnica inovadora implementada por José Finocchio Júnior já esta bastante disseminada no Brasil com bastantes adeptos. Há Workshops por todo o Brasil sobre esse tema. Para verificar a agenda dos Workshops, acesse o site do Project Model Canvas.

Utilize essa metodologia em seus projetos pessoais e profissionais e tire suas próprias conclusões.

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

Grupo de Discussão: https://www.facebook.com/groups/652296048159114/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *