Prática de Gerenciamento de Riscos nas Empresas

Logo Site

Nos Projetos da sua empresa, é realizado o Gerenciamento de Riscos seguindo as boas práticas em Gerenciamento de Projetos? Ou um Projeto é feito apenas com um Cronograma com reuniões de acompanhamento?

Infelizmente, a maioria das empresas não se preocupa em Gerenciar Riscos. Para a maioria, os Projetos se resumem apenas em cronogramas e nada mais. Este fato está diretamente relacionado ao Grau de Maturidade que uma empresa tem em Gerenciamento de Projetos. Quanto maior o Grau de Maturidade, maior será o incentivo que a empresa dará a seus funcionários em seguir uma Metodologia em Gerenciamento de Projetos, e aquelas com Grau avançado, certamente irão realizar a Análise de Risco da maneira correta. Nada adiantará um Gerente de Projetos com as melhores intenções em realizar Análise de Risco, se a empresa não incentivar tal prática.

Os Stakeholders que irão participar do processo de Análise de Risco deverão passar por um treinamento prévio, mesmo que básico, para que tenham incentivos na participação do projeto e estarem cientes do ganho que o Projeto e a Empresa podem ganhar com a prática de Gerenciamento de Riscos. Se não souberem o mínimo de como é feita a Análise de Risco, uma reunião de Identificação de Riscos, por exemplo, pode seguir para outra linha e não ter o objetivo que se é esperado. E é no Processo de Identificação de Riscos que se deve ter mais atenção e cuidado, pois um Risco não identificado nesta etapa será mais difícil identificá-lo mais a frente, e poderá colocar o Projeto em Risco.

Estudos apontam que um Gerenciamento de Riscos bem realizado, pode evitar até 85% que problemas ocorram no Projeto. Alguém pode imaginar um Mega Projeto, como o Lançamento do Foguete Espacial pela NASA ou a Construção de uma Plataforma de Petróleo para a extração no Pré-Sal pela Petrobras, sem ser feito uma Análise de Risco? Há muito dinheiro envolvido e um fracasso pode denegrir a imagem de uma instituição e/ou falir uma empresa, e também envolve vidas humanas, como uma explosão em uma Plataforma de Petróleo e o retorno de uma missão espacial, como ocorreu no último lançamento, onde houve uma falha em um isolante térmico, e caso tivesse sido realizado um checklist prévio, esse risco poderia ter sido mitigado, e vidas não seriam perdidas. A NASA valoriza tanto o Gerenciamento de Riscos, que possui um departamento exclusivo para tratar de Riscos. Para maiores detalhes, acessar o Website (em inglês) da NASA, onde também poderá estar fazendo o download do Handbook de Riscos da NASA.

Uma Empresa só tem a ganhar com a prática de Gerenciamento de Risco, mas só será eficiente se for conduzida de forma correta, seguindo as boas práticas e incentivando seus funcionários fornecendo e realizando treinamentos internos. Caso contrário, os Projetos estarão sujeitos a não atingimento dos seus objetivos, e recursos, nos dias de hoje tão escassos, serão desperdiçados, já que o tempo esta diretamente relacionado com custo.

Fan Page: https://www.facebook.com/gerenciandoriscosemprojetos

Contato: rjluizg@gmail.com 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *