Riscos na Estimativa de Custos dos Projetos

Logo Site

Durante o Planejamento de um Projeto, uma etapa importante é fazer a estimativa de Custo do Projeto, para que a empresa tenha um horizonte de quanto custará o Projeto.

Um dos principais motivos que levam um Projeto a estourar o Orçamento, é uma má estimativa de custo, pelos motivos da equipe não possuir experiência em estimar, não utilização de técnicas e ferramentas adequadas, etc.

O impacto financeiro de uma má estimativa de custo em um Mega Projeto, como por exemplo, construção de uma Plataforma de Petróleo e construção de um Estádio de Futebol, pode ser astronômico, ao ponto de o Projeto ser cancelado e até falir a empreiteira responsável pela a execução do Projeto.

Além de se fazer uma Análise de Risco de todo o Projeto, é necessário estabelecer ações de mitigações de Riscos relacionado as estimativas de custo do projeto. Mesmo que a diferença de algum insumo seja de centavos, em Mega Projetos, será utilizado uma quantidade muito grande de insumos, fazendo com que haja um grande impacto financeiro para a Empresa.

A melhor forma de Mitigar o Risco de Estimativa de Custo, é a utilização de técnicas e ferramentas adequadas. Um exemplo, seria envolver na reunião de Planejamento, os fornecedores , líderes por cada fase do Projeto, onde possuem experiência e podem contribuir de alguma forma.

Há muito casos que as Estimativas são feitas de forma inadequada, na base do chute, sem fazer nenhuma pesquisa prévia, sem consultar especialistas e sem nenhuma utilização de técnicas e ferramentas. Por isso que muitos Projetos têm seus orçamentos estourados.

Uma outra forma de Mitigação de Risco, é Registrar todas as informações do Projeto atual, pois se no futuro for realizado um Projeto similar, essas informações servirão de base, e haverá uma estimativa mais realista.

Por isto, é altamente recomendado identificar os riscos relacionados às estimativas de custos, e traçar ações de Mitigação, para que sejam colocadas em prática antes de finalizar o Processo de Estimativa de Custo, de modo a garantir que as estimativas estarão muito próximas da realidade. Também não se pode esquecer de fazer a Análise de Risco do Projeto como um todo, pois caso não seja feito, o Projeto será atacado pelos Riscos, não atingindo os objetivos do Projeto.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *